Decorreu, no passado dia 25 de abril, o IV Torneio da Liberdade de Patinagem de Velocidade na Marinha Grande.
A SFA 1º de Dezembro participou com 8 patinadores: Catarina Custódio no escalão Escolares Femininos, Tomás Laureano no escalão Escolares Masculinos, Ariana Duarte no escalão Infantis Femininos, Guilherme Marques no escalão Iniciados Masculinos, Letícia Baptista e Ana Teresa Marques no escalão Cadetes Femininos, João Miguel Henriques no escalão Cadetes Masculinos e Inês Maria no escalão Absolutos Femininos.
Este torneio, que está associado ao Torneio da Amizade (coorganização das Associações de Patinagem de Leiria, Ribatejo e Lisboa), decorreu no pavilhão da escola Guilherme Stephens e teve a participação de 6 clubes e 2 atletas individuais.
Destaque para o atleta alpiarcense, Guilherme Marques que obteve o 2º lugar da classificação geral.
Realizou-se, nos dias 2 e 3 de fevereiro, em Lisboa, a OIST (Observação Identificação e Seleção de Talentos) de Patinagem de Velocidade.
Este programa de observação é uma organização conjunta da FPP com as Associações de Patinagem, neste caso, com as associações de patinagem do Ribatejo, Lisboa e Leiria.
Estiveram presentes, Ana Teresa Marques, João Miguel Henriques, Inês Maria e Guilherme Marques, patinadores da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro, o único clube no Ribatejo com esta disciplina da patinagem.
Realizou-se no passado sábado, dia 28 de outubro de2017, o I Torneio da Amizade de patinagem de velocidade, em Alpiarça, organizado pela respetiva Secção da Sociedade Filarmónica Alpiarcense (SFA) 1º de Dezembro, com o apoio da Associação de Patinagem do Ribatejo e da autarquia local. O torneio teve início pelas 9.30 h, com a cerimónia de abertura, e as provas decorreram a partir das 10.00h. O torneio contou com a participação de equipas de Alpiarça (SFA), Marinha Grande, Casal Galego, Leiria, Loures, Alenquer e Parede, representadas por 80 atletas, que disputaram cerca de 60 provas.
PROMOVER A MODALIDADE NA REGIÃO
Lívio Medeiros, treinador da SFA, realçou a importância deste torneio para a promoção da modalidade no distrito de Santarém e referiu, ainda, que a SFA está disponível para, juntamente com a Associação de Patinagem do Ribatejo, colaborar em ações de promoção da modalidade. Atualmente, a Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro é a única equipa de patinagem de velocidade no distrito. A Patinagem de Velocidade é uma modalidade praticada em Portugal desde o início do século XX, apelidando-se, na altura, de “corridas em patins”.
JOVENS NO PÓDIO
Nos escalões de formação, a atribuição de prémios foi efetuada de forma a que todos os jovens patinadores tivessem lugar no pódio, existindo, assim, finais A, B e C para cada categoria. Na entrega dos prémios, para além dos dirigentes das associações organizadoras do evento, estiveram presentes os responsáveis da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Alpiarça, bem como representantes da Federação de Patinagem de Portugal.
Na categoria de “Benjamins” (6 e 7 anos) femininos, subiram ao pódio Inês Menino, da A. E. Marinha Grande Poente, vencendo o torneio com um total de 18 pontos, Ariana Duarte, da SFA - Alpiarça, conquistando o segundo lugar com 15 pontos e Carolina Couceiro, também da equipa da Marinha Grande, alcançando o bronze, com 9 pontos. Nos “Benjamins” masculinos, as medalhas foram conquistadas pela equipa da Marinha Grande: Simão Ribeiro venceu com 24 pontos, Diogo Alves conquistou a prata com 20 pontos e Mário Meca alcançou o 3.º lugar, com 16 pontos.
No escalão “Escolar” (8 e 9 anos) femininos, o torneio foi conquistado pela atleta Lara Lopes Mendonça, do Hóquei Clube de Leiria, que totalizou 44 pontos. Os restantes lugares do pódio foram alcançados por Alanis Rivas, do Paredes F. C., com 39 pontos, e por Joana Ramos, do Inline Skating de Loures, com 37 pontos. No escalão masculino, o H. C. de Leiria alcançou, também, o primeiro prémio, com o atleta Vicente Ferreira a acumular 21 pontos. O segundo lugar foi conquistado por Manuel Piteira, da equipa marinhense, e o terceiro por Pedro Mendes, também ele do H. C. de Leiria.
No escalão de “Infantis” (10 e 11 anos) femininos, foi a atleta Letícia Alves do H. C. de Leiria que venceu o torneio, com 44 pontos. O segundo e terceiro lugar foram alcançados, respetivamente, pelas atletas Edna Correia, da equipa da Marinha Grande, e pela atleta Ana Marques, da equipa alpiarcense. No escalão masculino, o ouro ficou com Martim Pires, da Marinha Grande, com 28 pontos, a prata foi conquistada por Guilherme Marques, da equipa alpiarcense, e o bronze foi entregue a Afonso Silveira, da A. S. C. D. do Casal Galego.
Os “iniciados” (12 e 13 anos), quer masculinos quer femininos, tiveram um torneio disputado a dois, com uma dupla de atletas a competir nas provas deste escalão, em ambos os sexos. Em femininos, venceu Maria Costa e o segundo lugar foi alcançado por Mariana Mestre, ambas do Parede F. C. Já nos masculinos, o ouro foi entregue a Pedro Cardoso da Marinha Grande e a prata a Tomás Cordeiro, da equipa de Alpiarça. Na categoria de “Masters” (mais de 30 anos) participaram dois atletas, ambos da equipa do Casal Galego, tendo conquistado o torneio João Teodósio e o segundo lugar atribuído a Tiago Silveira.
As categorias de iniciados e absolutos, efetuaram provas idênticas às da próxima Taça de Portugal que se realiza nos dias 4 e 5 de novembro: contrarrelógio por equipas, pontos e estafetas. Nos iniciados femininos, a equipa Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Poente dominou vencendo todas as provas e, nos iniciados masculinos, foi a equipa Galeria (Equipa composta por atleta de Leiria e Casal Galego) que dominou. Nos absolutos femininos, a equipa das Torbulentas (outra equipa composta por atletas de dois clubes, Inline Sakating de Loures e Sport Alenquer e Benfica) foram as grandes vencedoras e nos masculinos, a equipa do Parede FC, que integram dois patinadores veteranos, foram os grandes vencedores.